Já percebemos como a internet está presente no nosso dia a dia, e é quase impossível fazer qualquer coisa sem ela. E se a nossa vida já não é mais a mesma depois que surgiu a internet, o mesmo se pode dizer do processo de compra, não é mesmo? Tudo acontece num passe de magica, sem abrir mão do conforto e segurança. E ai que surgiu o Marketing digital, um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos, definindo assim as relações entre a sua empresa e o restante do mercado. Temos que ter em mente que atinge um consumidor com necessidades similares, porém hábitos diferentes do consumidor tradicional.

As tecnologias não param de se inovar, tornando o Marketing Digital mais importante não só para que tem uma empresa, mas também para quem quer entender como o meio on-line funciona e em algum momento pretende focar em um empreendimento.

Com o crescimento da venda de smartphones no Brasil e a difusão da internet para um público cada vez maior, os costumes das pessoas mudaram, o que quer dizer que a cada dia elas resolvem mais coisas com poucos cliques no seu celular. Para se ter uma noção, de acordo com uma pesquisa realizada pela IDC (International Data Corporation – Pesquisa de Mercado e Consultoria), o Brasil só perde para a China, os Estados Unidos e a Índia na venda de smartphones. Com um crescimento anual superior a 7% já em 2014 atingimos 70,3 milhões de aparelhos onde 54,5 milhões são smartphones e 15% já tem acesso ao 4G.

O Whatsapp, por exemplo, que até então era um aplicativo apenas para comunicação entre pessoas, também se tornou um grande canal de comunicação com o consumidor,  e logo se tornou um canal de compra e venda rápida e confortável. Onde quem consegue aproveitar as suas funcionalidades e um bom relacionamento com o seu consumidor percebe que ele é uma ótima ferramenta de Marketing Digital, principalmente por permitir que a empresa faça algo mais personalizado e desta forma se diferenciar em busca da fidelização. 

Segue aqui algumas dicas para quem quer colocar tudo isso na prática:  

  • DEFINA UM OBJETIVO – O primeiro passo é conhecer bem ou definir o objetivo da sua Empresa (Vender um Produto? Conquistar mais Cliente? Reforçar um novo comportamento de sua Empresa?)  O seu público-alvo e o orçamento disponível para suas ações.  
  • IDENTIFIQUE SEUS CONSUMIDORES – Definir e conhecer seu público-alvo (PERSONA) é de importância fundamental para direcionar suas ações e obter sucesso na empreitada digital. Cuidado muitos erram aqui!
  • ESTEJA NAS REDES SOCIAIS – Saiba onde seu público está e é lá que você tem que estar bem posicionado! Esta é uma forma barata de publicidade. É muito importante dar uma ágil resposta aos contatos.
  • CRIE BONS RELACIONAMENTOS – Crie uma relação de fidelidade com seu ‘Lead’ Interessado de forma a torna-lo um ‘Prospect’ potencial comprador e futuro cliente, elabore um conteúdo rico de autoridade e compartilhe.
  • DÊ ATENÇÃO A TODOS – Foque também em ações destinadas a quem já conhece seu produto. Trabalhe com promoções exclusivas, automatize tudo através do e-mail marketing  e monitore com software apropriados, tudo com criatividade.
  • SEJA PESSOA FÍSICA NÃO JURÍDICA – Estamos falando da relação com seu futuro cliente, isto é pessoal não burocrático. O consumidor detesta relacionar-se com robôs, ter resposta genéricas e pouco explicativas.

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